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A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, por exemplo. Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir: Redução do inchaço nas pernas e tornozelos; Prevenção da obesidade e ajuda a perder peso; Melhora da circulação sanguínea; Fortalecimento de todos os músculos do corpo; Melhora da postura corporal; Melhora da ansiedade e estresse; Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros; Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão. Estes benefícios acontecem quando o indivíduo caminha pelo menos 2 horas e meia por semana e possui outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e pouco calóricos. Benefícios da caminhada na gravidez Os benefícios da caminhada na gravidez são: Redução dos pés inchados no final do dia; Melhora o sono da gestante; Ajuda a relaxar; Evita ganhar peso em excesso; Diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. Outros exercícios, como nadar ou praticar yoga, também podem ter os mesmos benefícios da caminhada na gravidez. No entanto, a grávida deve realizar uma consulta no médico obstetra antes de realizar exercício físico. Dicas para emagrecer com a caminhada Esta atividade pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, seja na academia, na praia, rua ou em casa e para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante: Andar rápido, de forma a que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente; Contrair os músculos da barriga de forma a manter uma postura correta; Balançar os braços vigorosamente enquanto caminhada, pois melhora a circulação sanguínea. Se for feita diariamente, a caminhada emagrece e ajuda a perder barriga, podendo queimar-se até 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse. É bom caminhar em jejum? A caminhada em jejum não é beneficia para a saúde, pois pode levar a tonturas, enjoos e desmaios, já que o individuo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar. Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável. Cuidados importantes durante a caminhada Os cuidados na caminhada incluem: Utilizar calçado confortável e roupas leves; Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada; Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné; Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas; Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Saiba quais os exercícios que deve fazer em: Exercícios de alongamento para caminhada. Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares. Por: Dra. Ana Luiza Lima Fonte: http://www.tuasaude.com/caminhada/
Não é um procedimento para descoberta de doenças ou fatores graves, muito pelo contrário. O exame de bioimpedância é muito comum para esportistas e atletas que necessitam de uma maior precisão sobre a composição de seu corpo. Você deve estar se perguntando: Mas esse exame seria interessante para mim? Vamos conferir as informações que podem ser adquiridas através de um exame de bioimpedância, e reflita se não é cabível ao seu caso, assim, você poderá contar com esclarecimentos sobre a sua evolução corporal periodicamente. Ο que é o exame de bioimpedância? É um exame feito a fim de analisar a composição corporal de uma pessoa. O exame de bioimpedância permite o conhecimento específico do percentual dos constituindo do peso corpóreo, ou seja, ele esclarece a quantidade de massa magra, quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo, assim oferecendo o valor correspondente ao IMC (Índice de massa corpórea). Esse exame pode ser realizado em academias e com médicos, principalmente nutricionistas esportivos. Por que fazer o exame de bioimpedância? Ele é muito recomendado para pessoas que estão fazendo dietas e desejam perder ou ganhar peso para diversas finalidades. Os programas de atividades físicas e reeducação alimentar podem contar com um melhor suporte, assim, os resultados e mudanças corporais podem ser notadas não só a olho nu, mas com embasamento nutricional. Como funciona? O exame de bioimpedância é feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo. Sabemos que a água é o único elemento em nosso corpo que conduz eletricidade, sendo assim, quando a corrente passa pelo corpo, pode-se medir a impedância da água. O resultado de impedância obtido possibilita o cálculo de volume exato que há de água no organismo, sendo assim computadas com exatidão a quantidade de massa magra e gorda contida no corpo. É importante ressaltar que quanto maior for o percentual de gordura do indivíduo, maior será a complicação para a corrente elétrica atravessar o corpo. As salas de exame de bioimpedância devem ser climatizadas com temperatura entre 20 e 25 graus. Os equipamentos utilizados para a realização do exame de bioimpedância podem ser caracterizados como regional, segmentar ou total. Podemos chamar de regional o exame em que a corrente atravessa apenas uma região (superior ou inferior) do corpo. Segmentar consiste no exame em que cada membro é avaliado de forma individual, e o total se refere ao exame em que a corrente atravessa o corpo como um todo, sendo o paciente avaliado em decúbito dorsal, onde são utilizados 4 eletrodos. A avaliação segmentada é tida como a mais detalhada, pois pode demonstrar as possíveis variações em todas as regiões do corpo. O bioimpedanciometro octapolar tem se destacado entre as tecnologias do ramo. Ele conta com 8 eletrodos e a medição pode ser feita com a pessoa em pé, o que possibilita a identificação sobre resistência e reactância de todo o corpo. Há também balanças com visores digitais, as quais possibilitam a medição detalhada dos componentes do corpo, porém, afirma-se ser menos precisa que o exame de bioimpedância com alto suporte tecnológico. Veja abaixo as informações detalhadas que pode-se obter através da realização do exame de bioimpedância: Peso corpóreo; IMC (Índice de massa corpórea); Massa muscular esquelética; Massa de gordura corporal; Massa livre de gordura; Percentual de gordura corpórea; Água corporal total; Taxa de metabolismo basal; Relação de cintura-quadril; Controle de gordura; Controle de músculos; Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco); Impedância de cada segmento. Devo fazer o exame? Você deve estar se perguntando se há a real necessidade de se submeter ao exame. É interessante conhecer nosso corpo e verificar quais mudanças poderiam ocasionar uma melhor qualidade de vida, por isso, se você se enquadra entre as pessoas que sofrem com obesidade, sobrepeso ou fatores semelhantes, o exame de bioimpedância pode proporcionar que o seu médico possa acompanhar seu caso de uma forma diferenciada, assim oferecendo um melhor suporte. Atletas se submetem a esse perfil de exame, mas se você deseja emagrecer ou obter massa muscular de forma saudável, conhecer melhor seu corpo pode contribuir para que você aprimore sua performance nas atividades, obtendo assim mais saúde. Quem não pode fazer o exame de bioimpedância? Aparentemente o exame não oferece qualquer risco, mas para evitar qualquer reação ou complicação, restringe-se a submissão de portadores de marca-passo ou quaisquer aparelhos eletrônicos semelhantes. Pessoas com pinos, placas metálicas e gestantes também devem se manter longe desse processo. Como é o procedimento? 1º passo: Você deve interromper a prática de exercícios físicos e o consumo de bebidas alcoólicas, doces, bebidas com cafeína na composição 48 a 24 horas antes do procedimento; 2º passo: Não frequentar saunas durante as 12 horas que antecedem o exame; 3º passo: Manter-se em jejum durante as 4 horas anteriores; 4º passo: Urinar 30 minutos antes do procedimento; 5º passo: Retirar todos os objetos metálicos do corpo, como joias, aneis, pulseiras, relógios e afins; 6º passo: É necessário que você se mantenha em uma determinada posição de repouso por 5 a 10 minutos. Onde fazer? O exame pode ser feito em clínicas estéticas ou em consultórios que dispõem do equipamento. Dicas Faça o exame de bioimpedância com periodicidade determinada, assim você poderá ter um controle sobre suas mudanças corporais e avaliará sua evolução; Guarde todos os resultados e compare-os; Compartilhe os resultados obtidos no exame não só com seu médico, mas também com o seu educador físico, dessa forma ele poderá criar um planejamento de atividades condizente com o seu perfil e objetivo; Hidrate seu corpo antes do procedimento, pois corpos desidratados demonstram menos massa magra, logo, aparentando maior volume de gordura, se comparado aos corpos hidratados. É recomendado consumir, no mínimo, 2 litros de água no dia anterior ao procedimento; Não é permitido consumir bebidas alcóolicas e que contenham cafeína em sua composição durante as últimas 12 horas que antecedem o exame; Não é recomendada a realização de atividades físicas dentro das 10 horas que antecedem o exame de impedância; É necessário se manter longe de remédios e alimentos diuréticos no dia anterior, pois pode reduzir o percentual de água que conduzirá a eletricidade durante o exame. Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/exame-de-bioimpedancia-o-que-e-como-funciona-e-dicas/